Proinfo Integrado
Curso de Introdução
À Educação Digital
Projeto de Pesquisa e aprendizagem
O jogo de xadrez e a informática no cotidiano escolar
Luis Henrique Toledo Lúcio
Santana de Parnaíba
Outubro de 2010
Apresentação do Projeto__________________________
Podemos afirmar que aprender a jogar xadrez, na escola, oferece aos alunos inúmeras possibilidades de crescimento pessoal e de exploração de diferentes habilidades e atitudes. Alinhando o jogo de xadrez com a informática, elemento de grande aceitação por parte de nossos alunos, torna-se mais fácil a aceitação e divulgação entre os alunos.
O projeto que ora apresentamos poderá possibilitar aos educadores, dentre muitos outros aspectos positivos, o desenvolvimento do raciocínio lógico, da organização do pensamento ao planejar ações e tomar decisões, da criatividade, do senso de observação, da concentração, da atenção, da reflexão crítica e analítica, da memória, da conduta ética desportiva, do interesse pelas atividades intelectuais, do espírito lúdico, do gosto pela leitura e pelo fascinante mundo da tecnologia. Tudo isso podendo resultar na melhoria do desempenho escolar do aluno.
Ao jogar xadrez a criança não tem técnico, time ou sorte. Depende apenas do uso do pensamento lógico e de autocontrole psicofísico.
Mas, afinal, o que é o xadrez?
O xadrez é um esporte intelectual, que se joga entre duas pessoas, ou equipes, que dispõem de forças iguais, seja em quantidade seja em qualidade, denominada peças e que têm cores diferentes, geralmente brancas e pretas.
As peças se movimentam segundo leis convencionais, e o jogo tem o motivo de, após um número variável de movimentos, também chamados lances ou jogadas, ganhar a partida ao adversário, o que se consegue levando o REI contrário (o Rei, saibamos, é a peça mais importante do xadrez), a uma posição especial, a que se denomina MATE.
O objetivo, portanto, do jogo de xadrez é dar MATE ao adversário. E o jogador que consegue primeiro dar MATE a seu rival é quem vence a partida. Todas estas jogadas ficam mais emocionantes, quando é realizada no computador, que através de programas específicos, encarregam de estimular e proporcionar a ludicidade do jogo.
Hoje em dia, não por caso o xadrez é largamente empregado em atividades educacionais com o objetivo de aprimorar algumas atitudes, habilidades e competências que são inerentes ao processo ensino-aprendizagem.
Objetivos______________________________________________
Desenvolver posturas, atitudes e valores adequados e pertinentes ao exercício de liderança, como sociabilidade, responsabilidade, criticidade, auto-estima e superação de dificuldades.
Educar-se para uma vida em sociedade, onde as relações interpessoais são equilibradas e construtivas, fundamentando uma vida cidadã para todos.
Exercer controle sobre as impulsividades, evitando ações consideradas irreparáveis.
Desenvolver uma atividade lúdica e prazerosa, através do uso de computador.
Desenvolvimento_______________________________________
As crianças terão oportunidade de vivenciar o jogo de xadrez de várias formas, dando significado ao trabalho coletivo, melhorando o grau de concentração e assumindo responsabilidades. Serão realizadas três etapas bem distintas, como:
1. Confecção do jogo: através de materiais diversos como:
placas de madeiras, guaches, tampas de refrigerantes, papel, cola, régua, pincéis e outros. No qual serão confeccionados os jogos e os alunos distribuídos em duplas aprenderão as regras do jogo.
2. Realização de pequenos campeonatos: dentro das salas de aula,
entre as salas e por último na escola toda, podendo ser expandido para as escolas vizinhas.
3. Apresentação do jogo no computador: onde os alunos
aprenderão a história, as regras, as estratégias do jogo e como jogar contra o computador, tudo através de sites, vídeos e programas específicos.
Componentes Curriculares envolvidos: Física, Matemática, Informática e Educação Física.
Público alvo: alunos do ensino fundamental II (5ª a 8ª série)
Duração: ao longo do ano letivo.
Recursos Materiais: serão utilizados um jogo de xadrez oficial ( para conhecimento) e jogos confeccionados pelos alunos, com material reciclado.
Resultados esperados: ao término do projeto é avaliado o desempenho dos alunos, bem como as habilidades e competências desenvolvidas. Espera-se que os alunos consigam atingir os objetivos do projeto e que a metodologia utilizada crie um ambiente favorável para as qualidades básicas muito úteis para a vida dos alunos.
Referências____________________________________________
Antunes, Celso.Jogos para a estimulação das Múltiplas Inteligências,2. edição, Petrópolis, Vozes,1999.
BURGER, M.O jogo de xadrez. Vivências. Salvador, n.26, 1992.
MACEDO, Lino de et al .Aprender com Jogos e Simulações. Porto Alegre, Artmed, 2000.
KISHIMOTO, Tizuco M. A. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo, Pioneiro, 1994.
http://www.clubedexadrez.com.br/portal/capelaxadrezclube/origens.htm
www.web-donkey.com/regrasxadrez
http://www.cbx.org.br/
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/xadrez/